Tipos de contatos:
Contato imediato de 0 grau: este tipo de contato é a simples observação de um OVNI à grande distância, durante a noite, quando é brilhante, ou durante o dia, quando apresenta superfície metálica.
Contato imediato de 1° grau: neste tipo de observação é realizada à distância menor, tanto de dia quanto a noite, quando se pode definir detalhes do OVNI, tais como janelas, pontos de luz, anexos, etc.
Contato imediato de 2° grau: este contato se dá quando o OVNI pousa no solo ou sobrevoa algum local, geralmente deixando sinais de sua passagem (vegetação queimada, fragmentos de metais, etc.), provocando também perturbações em pessoas e animais.
Contato imediato de 3° grau: este tipo de contato se dá quando há a observação de um tripulante do OVNI, dentro ou fora dele, sem, no entanto comunicação com o observador.
Contato imediato de 4° grau: já neste contato, há a observação de tripulantes do OVNI e se manifesta algum tipo de comunicação entre estes e seus observadores, seja falada, gesticulada ou telepática.
Contato imediato de 5° grau: este é o contato mais profundo entre os humanos e os extraterrestres, quando há o ingresso do observador no OVNI, voluntariamente ou não. Quando esse ingresso se processar a força, está caracterizado um sequestro, conhecido na Ufologia por abdução.
